segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ADM IFRS CAMPUS OSÓRIO PARTICIPA DO 350.ORG

FOTO TIRADA DURANTE O SEMINÁRI DO INSTITUTO FEDERAL FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS OSÓRIO NO DIA 24 /10/2010 PARTICIPA DO SITE 350.ORG

O QUE SIGNIFICA 350?


O que é o 350?
Que significa o número 350?

350 é o número mais importante do mundo – é aquilo que os cientistas consideram ser o limite máximo de segurança para a concentração de dióxido de carbono na atmosfera.

Há dois anos, climatologistas de topo, após terem observado o rápido derretimento do gelo do Árctico e outros sinais assustadores de alterações climáticas, publicaram uma série de estudos segundo os quais o planeta estava em risco de catástrofe natural e humana se as concentrações de CO2 atmosférico se mantivessem acima das 350 partes por milhão.

Toda a gente, desde Al Gore até cientistas de topo da ONU adoptaram agora esta meta como sendo necessária para estabilizar o planeta e evitar a completa catástrofe. Agora o problema é conseguir que os nossos líderes tomem isto em conta e tracem políticas que ponham o mundo de volta no caminho correcto rumo aos 350.

Os 350 são cientificamente possíveis?

Neste momento, sobretudo porque queimamos tanto combustível fóssil, a concentração atmosférica de CO2 é de 390 ppm – o que é muitíssimo elevado, e é por isso que o gelo está a derreter, a seca está a espalhar-se, as florestas estão a morrer. Para fazer este número descer, a primeira tarefa será parar de pôr mais carbono na atmosfera. Isto implica uma transição muito rápida para energia solar e eólica e outras formas de energia renovável. Se pararmos de lançar mais carbono na atmosfera, as florestas e oceanos irão lentamente sugar parte dele do ar e trazer-nos de volta a níveis mais seguros.

Os 350 são politicamente possíveis?

É muito difícil. Significa deixar as energias fósseis mais depressa do que os governos e os grupos empresariais haviam planeado. A nossa melhor hipótese para acelerar o processo será este Dezembro em Copenhaga, quando as nações de todo o mundo se encontrarem para concertar um novo tratado de clima. Neste momento, o que planeiam fazer não é suficiente. Mas nós podemos mudar isso – se mobilizarmos o mundo para ação climática rápida e corajosa, que é o que planeamos fazer a 24 de Outubro.

Qual é o dia de ação?

A 24 de Outubro, o Dia Internacional de ação Climática vai cobrir quase todos os países do mundo, sendo o mais abrangente dia de ação ambiental na história do planeta.

Haverá grandes marchas em grandes cidades, e acções incrivelmente criativas por todo o mundo: montanhistas a desfraldarem cartazes nos mais altos picos, manifestações debaixo de água em Estados-Ilha ameaçados pela subida das águas do mar, igrejas e mesquitas e sinagogas e ashrams envolvidos em acções simbólicas, atletas conhecidos a organizarem grandes passeios de bicicleta – e centenas e centenas de eventos em comunidades procurando despertar as consciências para a necessidade de ação urgente.

Todos os eventos irão chamar a atenção para o número 350 – e as pessoas irão a certa altura juntar-se para uma foto de grupo ilustrando esta mensagem fundamental. Na 350.org, vamos reunir todas as fotos numa gigantesca e global petição visual.

Os milhares de eventos a 24 de Outubro irão colocar o número 350 e tudo o que ele representa na imaginação das pessoas, e alterar o ambiente negocial à medida que nos aproximamos das cruciais negociações de clima da ONU em Copenhaga em Dezembro de 2009. Copenhaga poderá muito bem ser o momento charneiro que determinará se tiramos ou não o planeta da crise climática, e as nossas acções a 24 de Outubro irão ajudar os nossos líderes a tomarem consciência de que precisamos de uma solução real que tenha em conta os dados científicos.

Como é que isto vai fazer diferença?

"O 24 de outubro finalmente pôs a tónica onde devia ser: na ciência e nos cidadãos, e não em interesses especiais e negócios duvidosos.

As pessoas enviaram milhares de imagens de cidadãos se juntando em lugares importantes de todo o mundo - desde os picos do Monte Evereste que vão derretendo às praias das Maldivas que se afundam - exibindo o número 350 de forma criativa. Os colaboradores da 350.org vão colocar essas imagens em exibição nos grandes ecrans da Times Square em Nova Iorque e projetá-las na sede da ONU. Estas fotos vão aparecer em jornais de todas as dimensões - os mesmos jornais que os políticos de todo o mundo usam como barómetro da opinião pública. Vamos também entregar cópias dessas mensagens - e das respetivas histórias - a membros de delegações nacionais, ministros do ambiente, e chefes de Estado do mundo inteiro.

Mas o mais importante de tudo é que esta ação popular de bases será útil para pressionar as grandes reuniões sobre clima da ONU em Copenhague. Juntos podemos lembrar nossos líderes que eles têm que ter em conta a realidade física - e não a conveniência política - ao tomarem decisões sobre o nosso futuro coletivo. 350 é uma meta muito clara e específica (ao contrário de vagos apelos de "parem o aquecimento global") que ajuda a levar as negociações na direção exigida pela ciência e pela justiça. Nós vamos nos certificar que sua voz é ouvida, e que este debate é reenquadrado ainda a tempo de fazer a diferença."

VOCÊ TAMBÉM QUER PARTICIPAR?
ENTRE EM
http://www.350.org
E PARTICIPE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário