quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dicas sustentáveis Para o Inverno!


Instituto Akatu é uma excelente de fonte de informações para quem se preocupa com o consumo consciente e com a preservação do meio ambiente. Com os dias cada vez mais frios neste inverno, é sempre bom lembrar de algumas dicas básicas de economia e redução do consumo de energia.
banho é um momento muito propício para o desperdício, tanto de água, quanto de energia. De acordo com o Akatu, “esses excessos se refletem também na natureza: dependendo da fonte de energia, há maior emissão de gases de efeito estufa causadores do aquecimento global e das consequentes mudanças climáticas e o maior consumo da água pode provocar escassez desse recurso natural indispensável à vida humana, mas que é finito”. Nesse caso, a dica principal é reduzir o tempo no banho e resistir à tentação de se manter no ambiente quente do chuveiro por muito tempo.
Em muitas cidades, especialmente no sul do país, o uso de aquecedores elétricos não só é muito comum como, muitas vezes, necessário. O Akatu alerta que o desafio não é parar de consumir, mas aumentar os impactos positivos e reduzir os negativos, já que hoje consumimos 30% mais recursos do que o planeta consegue repor. Planeje o uso do aquecedor: ao invés de deixá-lo ligado o dia inteiro, utilize-o apenas o tempo suficiente para que o ambiente fique com uma temperatura agradável.
Com os dias chuvosos e nublados, lavar e secar roupas é também um desafio em meio às demais tarefas domésticas. Para utilizar máquinas de lavar e secar, acumule roupa suficiente para usar os aparelhos em sua carga total, ligando-os menos vezes durante a semana. E sempre que o sol sair, aproveite para secar as roupas ao ar livre.
No caso de todos os eletrodomésticos, dê preferência àqueles avaliados e aprovados com o selo Procel, uma garantia da redução dos custos com energia.
Agora é só preparar um chocolate quente (de preferência com produtos orgânicos!) e curtir o inverno!
As informações deste post são do Instituto Akatu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário